"Para analisarmos a necessidade da autonomia na sociedade atual, partimos do pressuposto de que a globalização em curso não está apenas nas macrorelações do sistema mundial de Wallerstein, mas também nas práticas da vida cotidiana. Interferem no modo de vida da sociedade, exigindo profundas modificações nas suas instituições. Assim, o terreno sobre o qual a autonomia se deve sedimentar localiza-se não apenas no campo tecnológico, mas também na abrangência de toda a vida social, envolvendo elementos da política, da cultura, do trabalho, bem como os processos de produção e consumo.
Traduzir essas mudanças de forma esquemática é bastante complexo e, na maioria das vezes, compromete-se a realidade. Das várias tentativas de resumo apresentadas pelos teóricos que trabalham a diferença entre fordismo e pós-fordismo (entre eles os pensadores "Novos Tempos"), destacamos aquelas que trabalham as mudanças sob os mais diversos ângulos, e que, segundo KUMAR (1997), podem ser traduzidas no seguinte:
- economia: consolidação de um mercado internacionalizado e declínio das empresas nacionais e das Nações-Estado como unidade eficiente de produção e controle; fim da padronização; produção de trabalhadores em tempo flexível, parcial, temporários e autônomos, aumento da terceirização e franquias;
-relações políticas e industriais: fragmentação das classes sociais; declínio dos sindicatos de categorias centralizadas de trabalhadores e de negociações salariais; ascensão de negociações localizadas, baseadas na fábrica; força de trabalho dividida em núcleos; fim do compromisso do corporativismo de classe; esfacelamento da provisão de benefícios padronizados e coletivos e fortalecimento da aposentadoria privada;
- cultura e ideologia: desenvolvimento e promoção de modos de pensamento e comportamento individualistas; cultura da livre iniciativa; fim do universalismo e padronização na educação; aumento do sistema modular e da escolha por alunos e pais; fragmentação e pluralismo em valores e estilos de vida; ecletismo pós-modernista; privatização da vida doméstica e das atividades de lazer.
Nesse contexto, os indivíduos estão cada vez mais mergulhados na turbulência da incerteza, do medo, da perplexidade, o que os leva a procurarem soluções alternativas para o percurso da existência nos novos paradigmas sociais da cultura contemporânea. Para tanto, cada vez mais o homem é obrigado a abdicar da rigidez das idéias, atitudes e tipos de comportamentos fundamentados no sistema de valores tradicionais e buscar resposta nos valores de uma "modernidade reflexiva"(GIDDENS, 1996)que, em muitos aspectos, ainda estão para serem formulados.
Assim, o entendimento da concepção do novo saber produzido neste fim de século direciona a ação não mais dentro do fluxo contínuo, seqüencial e fixo, mas envolve impulso descontínuo e flexível com permanente oportunidade de recriação de formas sociais e vida de trabalho diferentes.
Sob esse aspecto, concordamos com Giddens que estamos numa sociedade cuja marca é a destradicionalização ("(...)as tradições são constantemente colocadas em contato umas com as outras e forçadas a "se declararem""(Giddens,1996:99)) e, portanto, a reflexividade social("(...) condição e resultado de uma sociedade pós-tradicional, onde as decisões devem ser tomadas com base em uma reflexão mais ou menos contínua sobre as condições das ações de cada um"(Giddens, 1996:101)).
Essa reflexividade aponta elementos significativos para a sedimentação da autonomia na sociedade globalizada. A autonomia como condição de autodeterminação para conviver com os riscos, incertezas e conflitos passa a ser considerada hoje na escala de valor como um bem necessário gerador de decisões e criador de possibilidades no manejo com o conhecimento. É a única alternativa aberta para orientar nossa capacidade de relacionamento com a "superprodução" da sociedade contemporânea.
No desenvolvimento desse processo, as práticas sociais cotidianas são freqüentemente alteradas e as informações renovadas são uma constante dessa dinâmica. Isto faz com que o conhecimento reflexivamente aplicado altere a vida, obrigando os indivíduos, as instituições e as organizações políticas, sociais e econômicas a reformularem os seus conceitos e valores como pressupostos básicos para a entrada no processo da globalização.
Agora, as ações cotidianas de um indivíduo estão entrelaçadas em todo o sistema, o que lhe coloca como essencial um certo grau de autonomia para que o mesmo possa sobreviver, e, como diz Giddens, "moldar uma vida" na sociedade contemporânea. Entendida a partir dos processos e estruturas culturais que configuram a globalização, a autonomia refere-se às múltiplas capacidades do indivíduo em se representar tanto nos espaços públicos como nos espaços privados da vida cotidiana, ao seu modo de viver e aos seus valores culturais; à luta pela sua emancipação e desalienação; à forma de ser, sentir e agir; à capacidade de potenciar atividades em diversas formas de trabalho; à resolução de conflitos; ao fortalecimento em relação às suas próprias emoções, que o torna capaz de solidarizar com as emoções dos outros e, enfim, estar mais associado em suas ações.
Portanto, é inegável que a autonomia tornou-se requisito básico no mundo globalizado. Constitui-se como necessidade material, no momento em que a racionalidade tecnológica coloca como exigências para o homem o domínio do conhecimento, a capacidade de decidir, de processar e selecionar informações, a criatividade e a iniciativa. Somente um indivíduo autônomo consegue manejar com estes elementos, os quais exigem ações/tomadas de decisões constantes para responder/resolver novas problemáticas advindas desta nova fase do capitalismo.
É uma necessidade psicológica, uma vez que os indivíduos precisam desenvolver uma efetiva comunicação entre si, num espaço destradicionalizado. Nesta sociedade, o diálogo molda a política e as atividades, possibilitando discussões abertas rumo à definição da "confiança ativa", a qual constitui este viés psicológico ao exigir uma "renovação de responsabilidade pessoal e social em relação aos outros"(GIDDENS, 1996:22).
Esse enfoque, até então deixado de lado, é essencial hoje quando o mesmo está relacionado a um objetivo nobre, ou seja, somente o diálogo democrático possibilitará a "democratização da democracia"(GIDDENS,1996) e, com isto, a preponderância da justiça em escala global.
Relacionando-se a esta questão, a autonomia tornou-se uma necessidade sócio-cultural; mas também porque no processo de globalização é um trabalho que diz respeito a um amplo movimento cultural de superação de velhas concepções de mundo, constitui-se numa nova direção de relação social e elaboração de um novo comportamento reflexivo.
Assim, a autonomia não pode estar dependente de justificações de ordem econômica ou ideológica, por constitui um valor que capacita a nossa participação no percurso de todas as circunstâncias da existência humana. Neste sentido, há muito a se conhecer a respeito da real possibilidade da utilização desse valor.
Por tudo isso, é por excelência uma necessidade política, pois somente um indivíduo autônomo ("sujeito ativo") possui condições de entender as contradições que permeiam o mundo globalizado, questionando-as e agindo no sentido de canalizar as oportunidades desta sociedade para mudanças qualitativas e, concomitantemente, apresentar alternativas às ameaças. Sob este aspecto, autonomia é rompimento com as políticas instituídas no passado e que ainda perduram, manifestadas na dependência, na submissão, no conformismo e na alienação.
Se a nossa escolha não é outra senão "decidir como ser e como agir"(Giddens, 1997:94),o como "ser e agir" num contexto globalizado diz respeito à escolha de comportamentos, maneiras de participação nos espaços públicos, atitudes no espaço da produção e do consumo; porém, esta escolha não é mais dirigida por regras fixas, mas sim pela flexibilidade, o que nos leva a destacar que a ação envolvida nesse processo precisa ser consciente, e isto, segundo CASTORIADIS, é peça essencial para a autonomia, pois a tornará uma proposta que nos fará conscientes e autores de nosso próprio evolver histórico.
Torna-se imperativo um entendimento crítico na constituição e prática da autonomia. O que queremos afirmar com isto é que todos esses pontos (da autonomia material, psicológica, sóciocultural e política) são inter-relacionados, e o desmembramento dos mesmos inviabiliza o objetivo maior que é a construção de uma sociedade autônoma."
Texto de:
Holgonsi Soares Gonçalves Siqueira
(Professor Assistente do Depto de Sociologia e Política-UFSM)
Maria Arleth Pereira
(Professora Titular - Pós-Graduação/Centro de Educação-UFSM)
terça-feira, 6 de outubro de 2009
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